Competitivo ou cooperativo? Para um ou mais jogadores? Capture a bandeira ou seja o último jogador vivo? Um texto, um ensaio ou um conceito? Da mesma forma que um jogo pode ter diferentes abordagens de design em busca de novas experiências, queremos pensar e produzir conteúdos que entreguem conhecimentos diversos sobre o universo dos jogos e do game design.

Para tanto, foi criado o Modo de Jogo, um blog sobre design de jogos, que busca desenvolver um processo iterativo de trocas de conhecimento para todos os interessados na área, seja de forma técnica, teórica, comercial ou apenas por curiosidade.

Este processo busca propor conteúdos, receber feedbacks, entregar novas experiências, ensinar um pouco sobre as diferentes perspectivas sobre a produção e o estudo de jogos, e depois repetir tudo novamente com o que foi aprendido durante o processo.

Nesse momento inicial serão 5 “modos de jogo” que representam as diferentes experiências de conteúdo:

  • Pensando Jogos: trará o debate de forma mais ampla sobre jogos, através de conteúdos relevantes para o momento e o questionamento provocador sobre o pensamento do universo lúdico, comercial, teórico, cultural, tecnológico e sociológico dos jogos.
  • Criando Conceitos: um espaço de criação, onde será compartilhado propostas de diferentes conceitos de jogos ou de design criados a partir de estudos ou devaneios.
  • Jogando: conteúdos baseados em experiências práticas do jogar, analisar e testar jogos e protótipos.
  • Ensaios: uma aproximação entre o pensamento crítico com a inovação através de perspectivas acadêmicas.
  • Recursos: um repositório de referências à recursos, ferramentas e conhecimentos práticos para designers de jogos.

Um mesmo conteúdo pode misturar modos de jogo sempre buscando entregar o melhor possível, tanto em forma como em conhecimento. Esperamos aprimorar sempre o nosso conteúdo para que o mesmo possa se aproximar de maneira singular com o seu interesse na área de jogos. E então, em qual modo de jogo vamos jogar?

Author

Sou game designer e desenvolvedor independente de jogos, com experiência em programação e arte para jogos (pixel art e generalista 3D). Graduado em publicidade e em tecnologia em jogos digitais, cursando pós-graduação em game design.